jueves, mayo 10, 2012

Alguns Poemas. Jeff Vasques -Campinas, SP, Brasil.


    • 1. Do 1º livro "Subverso - barulho no escuro do corpo"


      BILE

      às vezes, se matar é pouco

      é preciso mesmo
      desenterrar os mortos
      um a um
      corpo a corpo
      pai, mãe, avó, avô, tios

      tirar, cuidadoso,
      a terra do que lhes resta
      dos olhos
      e aprumá-los à mesa da cozinha.

      e, logo,
      servir o almoço
      tão cheiroso
      que eu mesmo
      - homem adulto -
      fiz:
      carne de panela ao molho
      (verde)
      (a receita do molho
      vem de gerações,
      minha mãe diz)

      Sentados então
      domingo em família
      dizer a cada um
      quão importantes foram
      pra que me tornasse
      hoje
      esse quem sou:
      assim.

      e olhar com carinho
      cada um dos corpos
      envoltos
      num silêncio constrangedor
      (nunca soubemos lidar
      com demonstrações de amor).

      e de repente gritar
      - felicitoso -
      um brinde à minha própria vida!

      E todos
      - cabeças pensas -
      não brindariam.



      2. Do 2º livro "Nada comum dia após o outro"

      GOZO

      Adoro
      como aceita
      minhas palavras
      na tua boca

      tão
      gentil
      assim

      mas,
      me conta

      engole
      ou as cospe
      no fim?



      3. Uma recente (ou "inédita")


      I.
      hoje em
      dia é
      fogo

      dois
      é demais

      um
      é tão pouco

      (e três
      tampouco
      é mais)

      II.
      hoje em
      dia é
      tenso

      amor
      se conta

      c'us dedos
      do meio

      III.
      hoje em
      dia é
      osso

      todo cuidado
      é corpo

1 comentario:

Unknown dijo...

Amei essas poesias. Não é fácil usar humor nos versos, mas você sabe exatamente como fazer isso.